quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Nunca é demasiado tarde...

Pois é pessoas, isto de haver pessoas formadas escravizadas nos escritórios e outras que se deixam escravizar ainda na faculdade tem muito que se lhe diga!Pela falta de tempo e dedicação, peço desculpa, mas mais vale tarde que nunca!Antes de mais demoras, queria dar os parabéns à Joana, que completou esta semana 24 lindos anos! ('TÁ TUDO A COMENTAR E A DAR OS PARABÉNS À MINHA AMIGA!)

Mas pronto, na falta de criatividade extra, e com um cansaço descomunal em cima... pimbas! Como toda a gente sabe, a minha mãe, dinossaura nascida em 1962, teve um ataque de nostalgia e presenteou-me com este rasgo de criatividade e sensibilidade históricas, que representam uma diferença de apenas 30 anos, e toda uma nova perspectiva sobre a Escola vida em geral no nosso país.

Situação 1: O Pedro está a pensar ir até ao monte depois das aulas, assim que entra na escola mostra uma navalha ao João, com a qual espera poder fazer uma fisga.

1978: O director da escola vê, pergunta-lhe onde se vendem, mostra-lhe a sua, que é mais antiga, mas que também é boa.

2008: A escola é encerrada, chamam a Polícia Judiciária elevam o Pedro para um reformatório. A SIC e a TVI apresentam os telejornais desde a porta da escola.

Situação 2: O Carlos e o Quim trocam uns socos no fim das aulas.

1978: Os companheiros animam a luta, o Carlos ganha. Dão as mãos e acabam por ir juntos jogar matrecos.

2008: A escola é encerrada. A SIC proclama o mês anti-violência escolar, O Jornal de Notícias faz uma capa inteira dedicada ao tema, e a TVI insiste em colocar a Manuela Moura Guedes à porta da escola a apresentar o telejornal, mesmo debaixo de chuva.

Situação 3: O Jaime não pára quieto nas aulas, interrompe e incomoda os colegas.

1978: Mandam o Jaime ir falar com o Director, e este dá-lhe uma bronca de todo o tamanho. O Jaime volta à aula, senta-se em silêncio e não interrompe mais.

2008: Administram ao Jaime umas valentes doses deRitalina. O Jaime parece um zombie. A escola recebe um apoio financeiro por terem um aluno incapacitado.

Situação 4: O Luís parte o vidro de um carro do bairro dele. O pai pega num cinto e espeta-lhe umas chicotadas.

1978: O Luís tem mais cuidado da próxima vez. Cresce normalmente, vai à universidade e converte-se num homem de negócios bem sucedido.

2008: Prendem o pai do Luís por maus-tratos a menores. Sem a figura paterna, o Luís junta-se a um gang de rua. Os psicólogos convencem a sua irmã que o pai abusava dela e metem-no na cadeia para sempre. A mãe do Luís começa a namorar com o psicólogo. O programa da Fátima Lopes mantém durante meses o caso em estudo, bem como o 'Você na TV' do Manuel Luís Goucha.

Situação 5: O Zézinho cai enquanto praticava atletismo, arranha u joelho. A sua professora, Maria, encontra-o sentado na berma da pista a chorar. Maria abraça-o para o consolar.

1978: Passado pouco tempo, o Zézinho sente-se melhor e continua a correr.

2008: A Maria é acusada de perversão de menores e vai para o desemprego. Confronta-se com 3 anos de prisão. O Zézinho passa5 anos de terapia em terapia. Os seus pais processam a escola por negligência e a Maria por trauma emocional, ganhando ambos os processos. Maria, no desemprego e cheia de dívidas suicida-se atirando-se de um prédio. Ao aterrar, cai em cima de um carro, mas antes ainda parte com o corpo uma varanda. O dono do carro e do apartamento processam os familiares da Maria por destruição de propriedade. Ganham. A SIC e a TVI produzem um filme baseado neste caso.

Situação 6: Um menino branco e um menino negro andam à batatada por um ter chamado 'chocolate' ao outro.

1978: Depois de uns socos esquivos, levantam-se e vai cada um para sua casa. Amanhã são colegas.

2008: A TVI envia os seus melhores correspondentes. A SIC prepara uma grande reportagem dessas com investigadores que passaram dias na escola a averiguar factos. Emitem-se programas e documentários sobre jovens problemáticos e ódio racial. A juventude Skinhead finge revoltar-se a respeito disto. O governo oferece um apartamento à família do miúdo negro.

Situação 7: Tens que fazer uma viagem de avião.

1978: Viajas num avião de TAP, dão-te de comer, convidam-te a beber seja o que for, tudo servido por hospedeiras de bordo espetaculares, num banco que cabem dois como tu.

2008: Entras no avião a apertar o cinto nas calças, que te obrigaram a tirar no controle. Enfiam-te num banco onde tens de respirar fundo para entrar e espetas o cotovelo na boca do passageiro ao lado. Se tiveres sede, o hospedeiro amaricado apresenta-te um menu de bebidas com os preços inflacionados 150%, só porque sim. E não protestes muito, senão, quando aterrares, enfiam-te o dedo mais gordo do mundo pelo cú acima para ver se trazes drogas.

Situação 8: Fazias uma asneira na sala de aula.

1978: O professor espetava duas valentes lostras bem merecidas. Ao chegar a casa o teu pai dava-te mais duas porque 'alguma deves ter feito…!'

2008: Fazes uma asneira. O professor pede-te desculpa. O teu pai pede-te desculpa e compra-te uma Playstation 3.

Situação 9: Chega o dia de mudança de horário de Verão para Inverno.

1978: Não se passa nada.

2008: As pessoas sofrem de distúrbios de sono, depressão e caganeira.

Situação 10: O fim das férias.

1978: Depois de passar 15 dias com a família atrelada numa caravana puxada por um Fiat 600 pela costa de Portugal, terminam as férias. No dia seguinte vai-se trabalhar.

2008: Depois de voltar de Cancún de uma viagem com tudo pago, terminam as férias. As pessoas sofrem de distúrbios de sono, depressão, seborreia e caganeira.

Dá que pensar, não dá?!

3 comentários:

Tangled_up_girl disse...

lol...realmente da que pensar...especialmente sobre como será a realidade daqui a mais 30 anos...
quem sabe não estaremos nos por ca a recordar como tudo era muito melhor em 2008!
Quanto mais tempo passa pior ficam as coisas. E assim se dá o desenvolvimento da humanidade
Enfim...so passar por aki e dizer que gostei muito do teu blog (particularmente a mulher da melancia lol...quanto não vale ter uma experincia multicultural! Ao menos sempre se aprende umas coisinhas...)
Ja agora obrigado pela visita..;D
bjs*

Robin K disse...

Ho pá!!!!
Antigamente pá, um gajo levava uma jagunça para as traseiras dos pavilhões pá e era tar ali a esfregar na gaja que era um luxo pá. Vê lá tu, que um dia, cheguei mesmo a apalpar as maminhas da gaja boa. Foi tão bom porra!!!! Olha...até fiquei excitado e tudo. Ainda hoje, só de me lembrar, fico todo tolo.
Pronto.....já me sujei e agora como estou no Banco, não tenho onde limpar.
Enfim...
O que interessa é que agora o pessoal já não pode fazer o mesmo. Um gajo mete a mão na mama da gaja, começa-lhe a levantar as saias enquanto ela diz que não, tapasse-lhe a boca para não gritar e depois atiramos a gaja para um barraco qualquer para ficar esquecida do mundo e dizem logo que é violação.
Não é justo carago.
Não é justo.

Robin K

inocência perdida disse...

Escreveste um post tao grande que no fim ninguém se lembrou do inicio ou seja ninguem se lembrou dos MEUS ANOS!!

Quésta merda de me andares a chamar joana nos blogs ao inbés de querida Ju, mudaste os remédios??

Balha-me santa luzia!
Lebantas-te o dinheiro como te mandei?!?